Seminário Aberto - "Itinerários de Laicidade na Sociedade Portuguesa Contemporânea"

Wednesday, November 21, 2018 -
17:45 to 19:45
Palma de Cima
Lisboa1600
Show map
Seminário aberto "Itinerários de Laicidade na Sociedade Portuguesa Contemporânea"

(em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da PUC-São Paulo)

No âmbito da colaboração estabelecida com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da PUC-São Paulo, o IER e o CEHR da Universidade Católica Portuguesa propõem-se realizar um conjunto de Seminários com vista ao aprofundamento do tema Religião e Laicidade em Portugal e no Brasil nos séculos XIX - XX.

Funcionamento:

Trata-se de 3 sessões desenvolvidas por investigadores portugueses, em colaboração, através de videoconferência, com a  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Coordenação:

Destinatários:

As sessões deste Seminário estão particularmente vocacionadas para alunos de programas de ensino superior interessados pela História Religiosa da sociedade portuguesa contemporânea, mas a sua frequência está disponível, também, para outros interessados no âmbito dos Estudos de Religião.

Cronograma dos encontros
Oradores
Horário

31/10/2018 - «Do Liberalismo ao Estado Novo. As Constituições da Monarquia Liberal, a Lei da Separação do Estado das Igrejas (1911) e a Concordata de 1940.»

Paulo Fontes e Sérgio Ribeiro Pinto

18h45  20h45

Sala 232

07/11/2018 - «Diversificação religiosa e protestantismo em Portugal nos séculos XIX e XX. A laicidade em questão.»

Paulo Fontes e Rita Mendonça Leite

17h45 19h45

21/11/2018 -

«Portugal Democrático e a Laicidade. A Lei da liberdade religiosa de 2001. Novas paisagens religiosas.»

«Brasil  democrático; a Laicidade e a Concordata Santa Sé e Governo Lula.»

Alfredo Teixeira e Paulo Fontes

Fernando Londoño e Eulálio Figueira