O Espaço Inter-Religioso: Novas Paisagens Culturais

O espaço inter-religioso: novas paisagens culturais
2018 ∙ Ano Panikkar
Inscrições de 3 a 30 de setembro

Drª Marta Salvador
E-mail: ier@ucp.pt
Tel.: (+351) 217 214 155

More Information

Duração do Seminário: 2, 9, 16, 23 e 30 de outubro de 2018

Horário: 3ª feiras, 18h00 - 20h00

Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa

Sala 231 (Edifício da Faculdade de Teologia)

PROGRAMA E METODOLOGIA

Program Description

Seminário modular | 2,5 créditos (ECTS)

• A descoberta da diversidade cultural do humano é um itinerário caracterizador da Modernidade. Ao relato mítico em que assenta a história de um povo, sucedeu um relato múltiplo e aberto feito de relações de viagem, de descrições científicas, de utopias cósmicas e, mais tarde, de informações jornalísticas. As sucessivas descobertas do «outro» e a crescente mobilidade demográfica favoreceram a possibilidade de novas paisagens culturais, nas quais uma nova geografia das religiões se foi recompondo. Na nossa contemporaneidade, as tradições religiosas não são apenas um território de potencial conflito, são também um contexto de diálogo.

• «Raimon Panikkar é um pensador único do nosso tempo - filósofo, teólogo e místico» (D. Tracy). A comemoração do centenário do seu nascimento é uma oportunidade para visitar o pensamento e a obra deste autor que, ao entrecruzar mundos intelectuais e religiosos distintos, personifica os desafios do nosso tempo. Pela sua reflexão original, faz olhar de modo renovado para temas clássicos da filosofia, da teologia e da espiritualidade.

• A proposta de formação avançada que aqui se apresenta oferece duas lições de introdução ao pensamento de Raimon Panikkar, uma aproximação à centralidade dos problemas do diálogo intercultural e dois workshops que visam permitir uma imersão no espaço inter-religioso em contextos históricos e geográficos diversos.

Destinatários:

O Seminário modular «O Espaço Inter-Religioso: Novas Paisagens Culturais» destina-se a todos os:

• Estudantes de diferentes programas de ensino superior interessados em formação especializada no domínio dos Religious Studies;
  • Agentes ligados à educação, comunicação, cultura, mediação social, desenvolvimento humano, liderança e assistência religiosa;
  • Outros públicos interessados em formação contínua.

Obs. A inscrição na modalidade de seminário com creditação exige, como habilitação mínima, o 12º ano ou equivalente.

Drª Marta Salvador
E-mail: ier@ucp.pt