Gonçalo de Vasconcelos e Sousa

Professor Catedrático

Professor catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde é diretor do CIONP (Centro Interpretativo da Ourivesaria do Norte de Portugal). É  Doutor e Agregado em História da Arte pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É Diretor do CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes), de 2011-2016, e diretor do extinto Departamento de Arte e Restauro (2006-2015), presidente do Conselho Científico (2011-2013) e diretor do Centro de Conservação e Restauro (2006-2013), na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. É Coordenador do grupo de investigação “Estudos de Arte e Património” do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR). É Coordenador do Doutoramento em Estudos do Património. Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História (desde 2003) e da Academia Portuguesa de Belas-Artes (desde 2001). Presidiu ao Círculo Dr. José de Figueiredo (1997-2006), de que é sócio honorário. Recebeu o prémio D. António Ferreira Gomes (1989), da Universidade Católica Portuguesa (Porto), o Prémio Fundação Eng.º António de Almeida para a média de licenciatura mais alta do seu ano (1994) e o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de História Regional e Local (ex aequo, 2005). Recebeu, ainda, o prémio para o melhor professor da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, atribuído pelas Associações de Estudantes, em 2004. É Diretor da Revista de Artes Decorativas, da revista Museu e da revista Filermo.