REVER - Ciência da Religião Aplicada

REVER Nº 2 | 2021

Prazo para submissão: 31-03-2022

Ciência da Religião Aplicada


Ciência da religião aplicada ou ciência da religião prática é a aplicação dos conhecimentos e teorias produzidos pela ciência da religião para objetivos sociais e profissionais para além da academia. Por conta disso, não deve ser confundida com a pesquisa em ciência da religião aplicada a outra área (p. ex. pesquisas de ciência da religião na área do turismo ou do jornalismo). Ela diz respeito à tradução dos termos praktische Religionswissenschaft e angewandte Religionswissenschaft em alemão, e applied study of religion/religious studies em inglês, não sendo um método de pesquisa, mas sim um tipo de intervenção prática.

Pensar a ciência da religião enquanto ciência de ação exige um trabalho metódico de construção e aprofundamento de seus campos de aplicação. Isso se dá, em especial, porque as próprias religiões já possuem seus especialistas (p. ex. teólogos, rabinos, adeptos estudiosos, clérigos, sacerdotes, iniciados etc.), os quais não sentem a necessidade de um profissional externo às suas religiões. Além disso, historicamente as ações políticas para assuntos que envolvem as religiões tenderam a serem pensadas pela aplicação das próprias religiões. Nesse sentido, o exercício da ciência da religião aplicada enfrenta diversos desafios: (1) um desafio histórico, de como transpor saberes de uma disciplina que foi criada para ser ciência base; (2) um desafio metodológico, de como aplicar a ciência da religião dentro dos limites do agnosticismo metodológico, pois se essa fronteira for cruzada, ela se transforma em um tipo de religião aplicada (teologia prática), ao invés de uma ciência aplicada; (3) um desafio sociocultural, de como conquistar o reconhecimento do cientista da religião enquanto profissional de referência cientificamente capacitado e socialmente autorizado a falar sobre religiões; e (4) um desafio político, de competição com os próprios especialistas religiosos, que mesmo em um Estado secular querem continuar pautando leis e políticas públicas baseadas em seus dogmas.

O presente dossiê aceitará trabalhos que se debrucem sobre um destes quatro pontos da ciência da religião aplicada. Trabalhos metateóricos sobre aplicação da ciência da religião também estão dentro do escopo deste dossiê.