O Livro dos Salmos: História e Literatura

Sala: 311 (Edifício 1)

Download PROGRAMA E METODOLOGIA

Program Description

Formação avançada | João Lourenço | 2 créditos (ECTS)

A literatura bíblica é, em boa parte, constituída por textos orantes, fruto da vivência e da experiência religiosa de Israel. Encontramos testemunho disso tanto nos textos canónicos como nos não canónicos, sendo uma grande parte redigida em poesia. Temos disso abundantes exemplos, bem documentados em algumas das obras mais significativas do corpus bíblico ou totalmente compostas em poesia ou pelo menos parcialmente. São exemplo disso: os Salmos, os Provérbios, o Cântico dos Cânticos, Job (quase na sua totalidade), o Ben Sirá, o livro da Sabedoria, muitos dos textos proféticos, etc. Por outro lado, podemos encontrar diversos cantos e outros fragmentos poéticos dispersos um pouco por toda a parte, incluindo alguns daqueles que são considerados os textos mais antigos (o cântico de Débora: Jz 5,1s; a apologia de Jotam: Jz 9,7s).

Neste itinerário de interpretação do Livro dos Salmos propõe-se:

• Questões literárias, terminologia, composição e formação do Saltério;
  • Liturgia e espiritualidade dos Salmos;
  • Abordagem temática: o Deus a quem Israel reza e o Homem bíblico que reza nos salmos; as festas de ‘peregrinação’; análise de alguns Salmos (1; 8; 22).

Destinatários:

O Curso de formação avançada «O Livro dos Salmos: História e Literatura» destina-se a todos os:

• Estudantes de diferentes programas de ensino superior interessados em formação especializada no domínio dos Religious Studies;
  • Agentes ligados à educação, comunicação, cultura, mediação social, desenvolvimento humano, liderança e assistência religiosa;
  • Outros públicos interessados em formação contínua.

Drª Marta Salvador
E-mail: ier@ucp.pt