Coleção «Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência»

 

ADQUIRIR A OBRA

Saber-se Corpo. Ensaio sobre Desporto, Cinema e Motricidade

O problema da complexidade do fenómeno humano é o cerne do pensamento de Manuel Sérgio. O filósofo encontrou na Motricidade Humana o impulso para propor uma gramática para essa complexidade. Saber-se corpo, reconhecer-se como identidade corpórea é o motor da tomada de consciência de que o ser humano é sujeito da história. Dividido em duas partes, o presente volume traz-nos ensaios sobre a vida motrícia, o deporto e a transcendência, e sobre cinema e culturas desportivas, a partir de quatro objetos fílmicos.


Alfredo Teixeira, Doutor em Antropologia Política (ISCTE-IUL) e Mestre em Teologia Sistemática (FT-UCP) é Professor Associado da Faculdade de Teologia (UCP). Desenvolve uma continuada atividade de investigação sobre as metamorfoses do religioso e do espiritual no contexto das múltiplas modernidades. 

Inês Espada Vieira, doutorada em Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa, é docente da Faculdade de Ciências Humanas e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, integrada no grupo de investigação Media Narratives and Cultural Memory.

ADQUIRIR A OBRA

Da Ciência à Transcendência: Epistemologia da Motricidade Humana

Começar esta coleção com uma coletânea de textos de Manuel Sérgio é um gesto fundador, com a força simbólica própria dos gestos que dão origem a uma história. Na sua obra, encontramos o mais importante esforço de construção de uma filosofia do desporto, em Portugal, e o contributo mais decisivo para a formulação de um novo paradigma: a motricidade humana. Em Manuel Sérgio, a «meditação» sobre o desporto é uma forma de pensar o mundo da vida.


Manuel Sérgio  nasceu em Lisboa, a 20 abril de 1933, é licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa e Doutor e Professor Agregado em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa. A sua tese de doutoramento, intitulada «Para uma Epistemologia da Motricidade Humana», foi decisiva para a criação, em Portugal de um novo olhar sobre o desporto, a partir da ciência da motricidade humana. Manuel Sérgio é Provedor da Ética no Desporto no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto.

ADQUIRIR A OBRA

Desporto, Humanismo e Tecnologia

O desporto, sobretudo o desporto de alto rendimento, é uma atividade de fronteira. Conduz o humano à fronteira de si mesmo. E supera permanentemente essas fronteiras. Ou então, alarga-as cada vez mais, com inevitável impacto sobre a definição do humano e dos seus limites. Este é o lugar de novas interrogações acerca do desporto, enquanto expressão de um renovado humanismo.


Alfredo Teixeira (coord.), Doutor em Antropologia Política (ISCTE-IUL) e Mestre em Teologia Sistemática (FT-UCP) é Professor Associado da Faculdade de Teologia (UCP). Desenvolve uma continuada atividade de investigação sobre as metamorfoses do religioso e do espiritual no contexto das múltiplas modernidades.

João Manuel Duque (coord.), Doutor em Teologia Fundamental pela Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Georgen, (Frankfurt, Alemanha), é Professor Catedrático da Faculdade de Teologia (UCP). O seu trabalho de leitura teológica dos grandes debates sobre a cultura contemporânea tem um amplo reconhecimento.