III Colóquio Internacional Desporto, Ética e Transcendência «Desporto e Ca(u)sa Comum» | 2022

Quinta-feira, Junho 2, 2022 - 09:00 a 18:00

Universidade Catolica Portuguesa

Palma de Cima
LisboaAuditório Cardeal Medeiros
Ver localização

«É preciso, imperioso e urgente que o Desporto acorde do seu sono de “instalação”, numa sociedade em que não passa de “reflexo”, e não sabe ser “projeto” […]. O movimento intencional e solidário da transcendência toma posição frontal contra o individualismo, o facciosismo, o economicismo, o narcisismo, que superabundam no espetáculo desportivo. Aos imperativos totalitários do dinheiro, sem quaisquer outros valores, contrapomos aqueles valores, que nos permitem aliar a ciência à consciência, a competição à cooperação, às idolatrias do consumo e do indiferentismo pelo sofrimento alheio» (Manuel Sérgio, «Poslúdio», in Breve tratado das virtudes desportivas, Lisboa: UCEditora, 2021, 222s, 205).

«Se não conseguirmos recuperar a paixão compartilhada por uma comunidade de pertença e solidariedade, à qual saibamos destinar tempo, esforço e bens, desabará ruinosamente a ilusão global que nos engana e deixará muitos à mercê da náusea e do vazio. Além disso, não se deveria ignorar, ingenuamente, que a obsessão por um estilo de vida consumista, sobretudo quando poucos têm possibilidades de o manter, só poderá provocar violência e destruição recíproca. O princípio “salve-se quem puder” traduzir-se-á rapidamente no lema “todos contra todos”, e isso será pior do que uma pandemia» (Francisco, Carta Encíclica Fratelli Tutti, n. 36)

Este colóquio é organizado pelo Instituto de Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude/Plano Nacional de Ética no Desporto e o Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (UCP-CITER).

Reúnem-se, no dia 2 de junho 2022 no campus de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa, desportistas e investigadores para uma aproximação ao tema: «Desporto, Ética e Transcendência - Desporto e Ca(u)sa  Comum».

Coordenação e Organização: Alfredo Teixeira (UCP-FT), Alexandre Palma (UCP-FT), João Eleutério (UCP-FT), José Lima (IPDJ).

Inscrições (participação gratuita)

O Colóquio é de participação gratuita mediante inscrição online e terá lugar, no dia 2 de junho, no Auditório Cardeal Medeiros (UCP - Lisboa), pelas 09h00.

As inscrições decorrem até ao dia 27 de maio.

• Título Profissional de Treinador de Desporto
  • Titulo Profissional de Técnico de Exercício Físico/Diretor Técnico

Ação:  1,4 créditos (=7 horas)

Mapa e Direções | Acesso ao Campus da UCP

Face à impossibilidade em estacionar no campus da UCP por não haver lugares disponíveis, sugerimos, como alternativa, a deslocação mediante Autocarro e Metro.

Consulte o Mapa e Direções.

E-mail: ier@ucp.pt
Tel.: 217 214154