Cátedra «Manuel Sérgio» - Desporto, Ética e Transcendência

Contactos

Secretariado

Drª Marta Salvador
Secretariado
E-mail: ier@ucp.pt
Tel.: (+351) 217 214 155

Mais Informações

Próximas Iniciativas:

07 Nov - 05 Dez 2019
Seminário «Manuel Sérgio»  

«Cinema e CULTURAS DESPORTIVAS»

Descrição do Programa

 

"Desporto não só visando a saúde e a aptidão, mas também agente e fautor de cultura, designadamente de uma cultura que seja ciência e consciência […]. Porque não deixa de ser grave saber como se faz, tecnicamente, desporto, desconhecendo os fins últimos da sua prática. A transcendência é o sentido da vida e do desporto, portanto. E não uma transcendência unicamente física, mas também intelectual e social e moral e espiritual."

 

Manuel Sérgio – Para um desporto do futuro. Lisboa: IPDJ; Porto: Edições Afrontamento, 2017, 35.

Pressupostos para uma Cátedra


  • Parte-se do reconhecimento do papel que a obra de Manuel Sérgio teve na construção de uma nova filosofia do desporto. Em 1986, a sua dissertação de doutoramento apresentou os fundamentos de uma nova ciência social e humana, a ciência da motricidade humana, identificando a motricidade humana como movimento intencional de transcendência.
     
  • Constata-se que o pensamento de Manuel Sérgio procurou tornar evidente que a prática desportiva e a educação motora dizem respeito à complexidade humana – biopsíquica, social e espiritual.
     
  • Tem-se em conta que Manuel Sérgio é, no universo intelectual português, um dos autores que mais inovação trouxe ao pensamento sobre a motricidade humana, tendo sido o primeiro a pensar o desporto à luz das grandes aquisições do pensamento epistemológico do século XX.
     
  • Sublinha-se, também, que a obra de Manuel Sérgio sobre o Desporto se inscreve numa tradição de pensamento humanista, que conta com um importante influxo do humanismo cristão, que é uma das matrizes da identidade da UCP.
     
  • Apesar da sua ampla receção, em particular no universo ibero-americano, cremos que se torna necessário encontrar, no espaço académico, formas institucionais que permitam prolongar o estudo e a reflexão a partir das vias de pensamento abertas por Manuel Sérgio.
    Tomando o desporto e as culturas desportivas como objeto, a Cátedra «Manuel Sérgio – Desporto Ética e Transcendência» contribui para a abertura de linhas de futuro para o pensamento inovador desta eminente figura da nossa contemporaneidade, com iniciativas no plano da investigação, da edição e da formação avançada, interagindo com diferentes saberes dentro da Universidade e convocando atores e instituições do domínio desportivo e educativo.
 

Patrocínios:

 

 

 

 

Contactos

Secretariado

Drª Marta Salvador
Secretariado
E-mail: ier@ucp.pt
Tel.: (+351) 217 214 155