Breve tratado das virtudes desportivas Projeto 2021

Breve tratado das virtudes desportivas
Cátedra «Manuel Sérgio - Deporto, Ética e Transcendência»
Projeto 2021

Contactos Gerais

Instituto de Estudos de Religião - Sede
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima
1649-023 Lisboa, Portugal

E-mail: ier@ucp.pt
Tel.: (+351) 217 214 155

Descrição do Programa

A atividade da Cátedra Manuel Sérgio, em 2021, desenvolve-se em torno do projeto «Breve tratado das virtudes desportivas». Na perspetiva de André Comte-Sponville, a virtude é a nossa maneira de ser e de agir bem. Assim, as virtudes podem ser vistas como valores morais em ato, sempre singulares, como cada um de nós, sempre plurais, como as limitações que visam superar.

É no quadro desta singularidade e desta pluralidade que este projeto visa pensar as virtudes desportivas, reconhecendo que, enquanto qualidades definidoras do humano, não são apanágio exclusivo do desporto. No entanto, na esteira da perspetiva humanista de Manuel Sérgio sobre o desporto, toma-se como ponto de partida a observação de que as culturas desportivas são um laboratório privilegiado para a compreensão das qualidades que nos definem como propriamente humanos. Na medida em que a prática desportiva parte da experiência do humano inacabado, na busca de superação, realizando-se no desejo de «dar o melhor de si», descobre-se aí um laboratório privilegiado para uma ciência da virtude.

O resultado deste projeto dará origem a mais um volume da coleção «Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência», da Universidade Católica Editora, e será divulgado no Seminário Manuel Sérgio a realizar no último trimestre de 2021.

Colaboradores

D. José Tolentino de Mendonça, Ana Santos, António Bagão Félix, António de Castro Caeiro, Carlos Fiolhais, Duarte Araújo, Eduardo Marçal Grilo, Gonçalo M. Tavares, Inês Espada Vieira, Joana Araújo, João Tiago Lima, Jorge Araújo, Jorge Silvério, Luísa Ávila da Costa, Manuel Sérgio, Maria do Céu Patrão Neves, Michel Renaud, Nuno Delgado, Raquel Vaz Pinto, Rui Manuel Garcia.

Contactos Gerais

Instituto de Estudos de Religião - Sede