Formação avançada | José Tolentino Mendonça | 2 créditos (ECTS)
Paulo de Tarso é, certamente, um dos autores fundamentais do património mental da humanidade, com uma posteridade complexa e transversalmente disseminada:
- Devemos a Paulo a primeira tradução cultural do cristianismo e a sua deslocação de um ambiente judaico e campesino para a heterogeneidade do espaço helénico-romano. Resumindo o impacto desse gesto poderíamos dizer, quase brutalmente: devemos a Paulo de Tarso a forma do cristianismo tal como hoje a conhecemos. O cristianismo na dicção primeira de Jesus era sociologicamente uma realidade oral e campesina. Não raro, por detrás do grego corrente em que os evangelhos as narram, ainda se pode como que sentir o eco do aramaico falado nas aldeias palestinenses. Paulo fala a linguagem da cidade. Paulo estava, assim, apto para protagonizar uma das operações teológicas mais criativas e complexas: a da tradução da mensagem cristã.
- Possuímos de Paulo várias cartas, e há um consenso em considerá-las os primeiros escritos cristãos que chegaram até nós. Em década e meia de atividade epistolar intensa e de reflexão, o seu pensamento evolui, as motivações amadurecem, alteram-se os destinatários e as situações que enfrenta. Mas a evolução do seu pensamento liga-se também a um amadurecimento da forma literária em que se exprime. Se os primeiros escritos de Paulo são cartas simples, sem especial elaboração, o apóstolo passa a conhecer os recursos da oficina literária e a manejá-los, tornando-se um verdadeiro escritor.
- No mundo das cidades greco-romanas onde os homens são desiguais por nascimento e onde os grupos sociais parecem separados por fronteiras raramente ultrapassáveis, o cristianismo podia oferecer a cada um uma nova consciência de si e a solidariedade real e simbólica de uma pertença comum. E podia fazê-lo com as possibilidades de impacto e alcance da mensagem escrita. Doravante, «não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem e mulher, porque todos sois um só em Cristo Jesus» (Gal 3,28), garantiu Paulo e... por escrito.
Destinatários:
O Curso de formação avançada «O Essencial sobre o Pensamento de Paulo» destina-se a todos os:
- Estudantes de diferentes programas de ensino superior interessados em formação especializada no domínio dos Religious Studies;
- Agentes ligados à educação, comunicação, cultura, mediação social, desenvolvimento humano, liderança e assistência religiosa;
- Outros públicos interessados em formação contínua.